A história da fermentação é antiga, segundo vários estudos a primeira fermentação a ser consumida pela humanidade foi o hidromel.
A fermentação ocorre pelo processo de decomposição controlada de alimentos, pela introdução de um elemento de preservação, como o sal, ou o açúcar, ou uma cultura inicial / levedura (por exemplo o scoby no caso da kombucha e os nódulos tíbicos ou grãos de kefir no kefir de leite e no kefir de água), fazendo com que o alimento comece a fermentar em vez de apodrecer.
É uma técnica milenar, que faz com que os alimentos se tornem ricos em probióticos, que vão repovoar a microbiota, ou seja o nosso aparelho digestivo, a nossa flora intestinal, contribuindo desta forma para alcançarmos um corpo mais saudável.
Os probióticos* são os aliados do nosso 2º cérebro, o intestino.
A fermentação ajuda a preservar os alimentos por mais tempo, potencia o seu valor nutricional, realça o sabor e a textura, dando uma sensação de prazer acrescida quando os comemos, e favorece a saúde intestinal, devido às bactérias boas que se vão desenvolvendo ao longo do processo.
Alguns dos alimentos fermentados com benefícios reconhecidos, para a nossa saúde
e bem-estar:
KIMCHI (prato típico da culinária coreana);
CHUCRUTE OU SAUERKRAUT (feito a partir de repolho, sal e água);
TEMPEH (tem por base grãos de soja);
KOMBUCHA (bebida fermentada principalmente a partir de chá preto ou verde, com a adição de uma cultura de bactérias e leveduras, conhecidos como scoby, e açúcar).
KEFIR (é um probiótico natural, um superalimento milenar com vários benefícios comprovados cientificamente, que tem sido utilizado ao longo dos séculos na medicina popular asiática e europeia, devido às suas inúmeras propriedades nutritivas, existem duas culturas diferentes o kefir de leite e o kefir de água);
MISO (tem por base grãos de soja fermentados).
Já fazem parte das tuas rotinas alimentares diárias?
Qual o teu preferido?
*PROBIÓTICOS "Microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo." Fonte: FAO/WHO, Organização Mundial da Saúde, 2001.
Nota
A informação partilhada é estritamente informativa e não substitui o aconselhamento e a orientação por parte de profissionais de saúde. Todos os benefícios de saúde associados ao consumo de alimentos fermentados e probióticos naturais, em especial no funcionamento do intestino variam de pessoa para pessoa. O consumo de alimentos fermentados deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
#trip4eat #fermentados #fermentar #fermentação #lactofermentação #fermented #fermentation #fermentedfood #fermentedfoods #probioticos #probiotics #probióticos #probiótico
WE LOVE FOOD
Comentários