top of page
Logo_trip4eat.png

Será que já está no ponto? Será este o sabor?Será esta a textura?


É comum quando estamos a iniciar as nossas primeiras fermentações, surgirem dúvidas, ficarmos inseguros em relação ao resultados que estamos a obter.


Algumas das dúvidas mais recorrentes que começam assolar quem se está a iniciar nesta ancestral arte:

  • será que já está no ponto?

  • será este o sabor?

  • será esta a textura?

As dúvidas podem ser mais que muitas.

É normal!

Eu também passei por isso, e estou aqui para te ajudar neste processo e contribuir para que consigas obter os melhores resultados com as tuas fermentações.


A duração da fermentação pode variar de algumas horas a meses, a temperatura do local onde ocorre a fermentação irá determinar o período de tempo, assim como o teu gosto pessoal, uma vez que o sabor dos vegetais fermentados por lacto fermentação alteram com o tempo, por isso deves provar com frequência para saber o que funciona para o teu gosto.


O processo de fermentação é contínuo e os sabores mudam com o tempo, por isso quanto mais prolongado for o tempo de fermentação mais intenso será o sabor obtido.


Em primeiro lugar, no decorrer dos primeiros 3 dias, vais começar a observar a formação de bolhas por todo o frasco, se isto acontecer é um bom sinal. É sinal que o processo está a decorrer conforme o esperado.


Tem sempre em conta que se sentires um odor podre ou estragado, ou se tiver bolor, deves deitar fora os alimentos que estão a fermentar e esterilizar o frasco e voltar fazer novamente.

Tem sempre em mente que FERMENTAR É IR JOGANDO! É TESTAR!

Chucrute Trip4eat Rui Sales
Chucrute

Prova diariamente, as tuas fermentações, até obteres o sabor e a textura do teu agrado. Quando termina o processo de fermentação o que vais obter é um sabor intenso com um travo ácido.


É fundamental que cries rótulos para os teus fermentados, para daqui a uns meses saberes que ingredientes usastes, em que data foram produzidos e quantos dias ficaram a fermentar.

Espero que esta informação te seja útil e que ajude aperfeiçoar as tuas receitas.


Produzir alimentos e bebidas fermentadas é acessível a todos, não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas como tudo na vida deve ser feito com conhecimentos de causa, ora bem, é esse o nosso propósito aqui, partilhar contigo o nosso conhecimento e experiência na arte de fermentar e desta forma encurtar a tua curva de aprendizagem de modo a começares a usufruir dos benefícios dos alimentos fermentados o quanto antes.


Partilha os resultados das tuas fermentações comigo!


Boas fermentações! Qualquer dúvida estamos aqui!

 

Nota A informação partilhada é estritamente informativa e não substitui o aconselhamento e a orientação por parte de profissionais de saúde.
Todos os benefícios de saúde associados ao consumo de alimentos fermentados e probióticos naturais, em especial no funcionamento do intestino variam de pessoa para pessoa. O consumo de alimentos fermentados deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. #trip4eat #fermentados #fermentaçao #fermentar #fermentaçãonatural #fermentação #fermentarencasa #fermented #fermentedfoods #fermented #fermentedfood #preservedsweetpotatoe #probióticos #probiotico #ptobioticos #fermentation #fermentado #kimchi #chucrute #kefir #kombucha #sistemaimunitário #microbiota




156 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page