top of page
Logo_trip4eat.png

Afinal de contas, o que é fermentação?

Atualizado: 16 de jan. de 2022

A história da fermentação é antiga, segundo vários estudos a primeira fermentação a ser consumida pela humanidade foi o hidromel.


A fermentação ocorre pelo processo de decomposição controlada de alimentos,
 pela introdução de um elemento de preservação, como o sal, ou o açúcar, ou uma cultura inicial / levedura (por exemplo o scoby no caso da kombucha e os nódulos tíbicos ou grãos de kefir no kefir de leite e no kefir de água), fazendo com que o alimento comece a fermentar em vez de apodrecer.


É uma técnica milenar, que faz com que os alimentos se tornem ricos em probióticos, que vão repovoar a microbiota, ou seja o nosso aparelho digestivo, a nossa flora intestinal, contribuindo desta forma para alcançarmos um corpo mais saudável.


Os probióticos* são os aliados do nosso 2º cérebro, o intestino.


A fermentação ajuda a preservar os alimentos por mais tempo, potencia o seu valor nutricional, realça o sabor e a textura, dando uma sensação de prazer acrescida quando os comemos, e favorece a saúde intestinal, devido às bactérias boas que se vão desenvolvendo ao longo 
do processo.


Alguns dos alimentos fermentados com benefícios reconhecidos, para a nossa saúde

e bem-estar:

  • KIMCHI (prato típico da culinária coreana);


  • CHUCRUTE OU SAUERKRAUT (feito a partir de repolho, sal e água);



  • TEMPEH (tem por base grãos de soja);


  • KOMBUCHA (bebida fermentada principalmente a partir de chá preto ou verde, com a adição de uma cultura de bactérias e leveduras, conhecidos como scoby, e açúcar).


  • KEFIR (é um probiótico natural, um superalimento milenar com vários benefícios comprovados cientificamente, que tem sido utilizado ao longo dos séculos na medicina popular asiática e europeia, devido às suas inúmeras propriedades nutritivas, existem duas culturas diferentes o kefir de leite e o kefir de água);


  • MISO (tem por base grãos de soja fermentados).




Já fazem parte das tuas rotinas alimentares diárias?


Qual o teu preferido?



*PROBIÓTICOS "Microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo." Fonte: FAO/WHO, Organização Mundial da Saúde, 2001.


Nota

A informação partilhada é estritamente informativa e não substitui o aconselhamento e a orientação por parte de profissionais de saúde.
 Todos os benefícios de saúde associados ao consumo de alimentos fermentados e probióticos naturais, em especial no funcionamento do intestino variam de pessoa para pessoa. O consumo de alimentos fermentados deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.




WE LOVE FOOD

318 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page